sexta-feira, 7 de março de 2014

Resenha: Millennium 01

TRILOGIA MILLENNIUM – OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES LIVRO 01




Título Original: The Girl With The Dragon Tatoo

Autor: Stieg Larsson

Editora: Companhia das Letras

Páginas: 522

Sinopse: Primeiro volume de trilogia cult de mistério que se tornou fenômeno mundial de vendas, Os homens que não amavam as mulheres traz uma dupla irresistível de protagonistas-detetives: o jornalista Mikael Blomkvist e a genial e perturbada hacker Lisbeth Salander. Juntos eles desvelam uma trama verdadeiramente escabrosa envolvendo a elite sueca.

Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou.

Quase quarenta anos depois o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger. E que muitos querem vê-lo pelas costas. De preferência, morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois.... até um momento presente, desconfortavelmente presente


Esse livro é complexo pra caramba na minha opinião, primeiro porque logo no começo o contexto é político e depois o conceito central se transforma em preconceito e abuso contra a mulher.

É um livro investigativo, onde Henrik Vanger, um homem idoso, mas com muita, mas muita grana, está inconformado com o desaparecimento/assassinato de sua sobrinha Harriet Vanger, ocorrido há mais de 50 anos atrás, se eu não me engano com a data.

Versão americana do filme Millennium 01

Enfim, além disso, há duas histórias que se encontram magistralmente bem: A de Mikael Blomkvist e a de Lisbeth Salander, personagens que vão além de protagonistas, eles são literalmente vitais!

Vou falar de Lisbeth primeiro já que ela é a melhor personagem do livro na minha opinião: aparentemente uma garota problemática, Lisbeth tem que lidar com seu terrível novo tutor, um puta bastardo... ok, sem spoilers. E por conta de um trabalho acaba envolvida no caso Harriet Vanger ao lado de Mikael.

Mikael é um cara bom, sério, gostei muito da construção do personagem, ele pode não ser tão complexo quanto Lisbeth, mas é digno. Um jornalista sério tentando provar sua inocência.

Tenho que dizer que o começo desse livro é muito cansativo, tem muita informação para absorver e é deveras maçante, mas depois é quase impossível largar. 

O livro tem mais duas continuações – que eu ainda não li =/ - A Menina Que Brincava Com Fogo e A Rainha do Castelo de Ar, respectivamente. São livros grossos e complexos, afinal acredito que ambos sejam desse mesmo teor investigativo/misterioso.

Há adaptações para o cinema também. A trilogia completa em adaptação russa e a versão americana que até agora só tem o primeiro filme. Não vou comentar muito dessa versão aqui pois vou fazer algo só dela, mas eu gosto do filme, embora tenha um desfecho diferente.


Clique aqui para ver meus históricos de leitura


O livro vai te surpreender com certeza. As coisas definitivamente não são o que parecem! KKKKK Maldade minha, eu sei. Ah só para avisar: os atos de violência são gráficos nesse livro, portanto se você se sente mal, ou incomodado é melhor não ler, ok?

MAS... mesmo assim...

SUPER RECOMENDO!

Beijos e até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário