terça-feira, 19 de novembro de 2013

Organização: Criando Novos Hábitos


Lembram-se que eu tinha dito no facebook sobre estar planejando algo especial? Então, o post de hoje e os que virão são esse algo =D

Eu quero propor uma espécie de desafio - até para mim mesma - que é seguir uma rotina para aproveitar melhor o meu tempo e incluir horas de leitura e escrita no meu dia-a-dia.

Pesquisei muito sobre o assunto e li que para criar um novo hábito devemos repetir nossas ações - o que quer que seja - todos os dias durante pelo menos 21 dias.

Vou chamar essa série de posts de Criando Novos Hábitos -  e vou tentar compartilhar meu progresso a cada dia.



Agora vou mostrar como resolvi isso, caso vocês queiram participar também.

Tudo consiste em criar uma rotina. Em uma folha de papel, escreva as atividades que costuma fazer durante o dia e as que gostaria de fazer (ler, estudar, etc).

Para ter como exemplo vou deixar minha rotina aqui embaixo:

- Acordar
- Escovar os dentes/lavar o rosto
- Arrumar a cama
- Limpar o quintal
- Tomar Café
- Lavar a Louça
- Sair Com As Cachorras
- Exercícios
- Lanche
- Tarefas Domésticas
- Almoçar/Dar Comida Para As Cachorras
- Louça
- Postagem dos Blogs e Redes Sociais
- Hora da Leitura
- Hora da Escrita
- Banho/Outros Cuidados Pessoais
- Televisão/Café/Tempo com a Família
- Seriados
- Jantar/Dar Comida Para As Cachorras
- Tempo Livre
- Lavar o Rosto/Escovar os Dentes
- Dormir

Eu não coloquei aqui, mas eu estipulei horários para essas coisas, apenas uma estimativa de quanto tempo eu levo para fazer essas coisas.

Quando terminar, grude na parede para que você sempre possa ver:



É óbvio que você pode - e deve - mudar algumas coisas. Não precisa seguir a ferro e fogo, essa é a minha rotina, na sua você terá adaptações, pode ser que você não tenha cachorros, por exemplo, ou trabalhe, ou não esteja de férias...

O segredo é estabelecer metas e tentar alcançá-las. Isso exigirá muito esforço e dedicação, mas eu vou tentar, eu quero tentar!

Tenho mais coisas para falar sobre essa rotina, mas não quero deixar o post grande, então amanhã falamos sobre a Rotina Matinal e meu primeiro dia seguindo esse "cronograma".

Espero de verdade que vocês me acompanhem nessa meta de organização e novos hábitos. Conto com vocês!

Beijoss












Imagens: Tumblr/Google Imagens

2 comentários: